Secretário de Estado preside ao seminário “Do Tâmega e Sousa para o...

Secretário de Estado preside ao seminário “Do Tâmega e Sousa para o mundo: o desafio da internacionalização”

Na sessão será apresentado o Atlas de Internacionalização do Tâmega e Sousa, uma publicação editada pela CIM do Tâmega e Sousa, que pretende ser uma ferramenta de trabalho para apoiar os empresários e as empresas nas suas decisões e estratégias de internacionalização.

COMPARTILHE
Fotografia: CIM Tâmega e Sousa

O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, participa, esta quinta-feira, na Casa das Artes de Felgueiras, no seminário “Do Tâmega e Sousa para o mundo: o desafio da internacionalização”, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa).

O evento contará com a participação de vários especialistas nesta matéria, a AICEP Portugal Global, da ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção e da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP).

Na sessão será ainda apresentado o Atlas de Internacionalização do Tâmega e Sousa, uma publicação editada pela CIM do Tâmega e Sousa, que pretende ser uma ferramenta de trabalho para apoiar os empresários e as empresas nas suas decisões e estratégias de internacionalização.

A abertura da sessão estará a cargo do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Fernando Freire de Sousa, e do Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, seguindo-se uma apresentação do território do Tâmega e Sousa e das suas potencialidades empresariais pelo Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.

O painel da manhã será dedicado ao ecossistema da internacionalização do Tâmega e Sousa, e contará com intervenções do Presidente da ANIVEC/APIV e da Calvelex S.A., César Araújo, do Co-CEO da Aveleda S.A., Martim Guedes, do Presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira, e da Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG – P.Porto), Dorabela Gamboa. A moderar o painel estará Teresa Silveira, jornalista do Vida Económica.

À tarde, o seminário reabre com a intervenção do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, dedicada aos desafios da internacionalização da economia. Segue-se a apresentação do Atlas de Internacionalização do Tâmega e Sousa, pelo CEO da Finance XXI Consulting, José Marques da Silva, autor e coordenador científico da publicação, terminando a sessão com a temática das políticas de apoio à internacionalização, pela voz do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques. O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, fará o encerramento dos trabalhos.

O Seminário “Do Tâmega e Sousa para o mundo: o desafio da internacionalização” é promovido no âmbito do Consórcio “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, que integra a CIM do Tâmega e Sousa, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.