Depois de vencerem na jornada de abertura no Eurocircuito da Costilha, os pilotos lousadenses Pedro Tiago (Super A 1600) e Jorge Gonzaga (Kartcross) repetiram os triunfos em Mação que recebeu a segunda ronda do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy (PTRX), no passado fim de semana, 5 e 6 de maio.
Na Super 1600 A, Pedro Tiago, aos comandos do Citroen Saxo, começou bem nos treinos ao fazer o melhor tempo, resultado que acabou por se revelar decisivo no arranque para a final. Isto porque venceu duas das mangas de qualificação e um segundo lugar noutra, tal como o amigo Luís Morais. Acabou por ser o melhor tempo nos treinos a desempatar e a colocar Pedro Tiago no 1.º lugar da grelha de partida. O piloto do Saxo arrancou bem, com Luís Morais em Peugeot 106 sempre na sua peugada e acabou por ser o “jogo” da Joker Lap a ter um papel decisivo. Pedro Tiago aguentou a pressão e foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez, logo seguido de Luís Morais. Jorge Costela em Citroen Saxo fez companhia aos dois lousadenses no pódio.
Nos Kartcross as emoções estiveram ao rubro com a vitória a sorrir ao lousadense Jorge Gonzaga (ASK EVO), depois de uma excelente recuperação e do azar do campeão em título Pedro Rosário.

Jorge Gonzaga venceu duas mangas de qualificação e o direito a sair do 1.º lugar para a final, tendo ao seu lado Pedro Rosário. Logo após a primeira curva, as habituais carambolas nesta categoria obrigaram à interrupção da corrida e a nova partida. À segunda Pedro Rosário arrancou bem e assumiu a liderança, o mesmo não acontecendo com Jorge Gonzaga que caiu para 4.º lugar. O campeão em título foi obrigado a desistir com problemas mecânicos e o piloto lousadense em mais uma prestação exemplar já tinha ultrapassado Luís Almeida e José Carlos Pinheiro e passou para a liderança.
“Na partida para a final um acidente na primeira curva obrigava à interrupção da corrida. Nova partida, e um erro nosso obrigava-nos a passar a primeira curva em 4,º lugar. Com determinação fomos ganhando posições até ao 1,º posto final e festejamos a segunda vitória no campeonato. Uma corrida divertida, com imprevistos que nos obrigaram a batalhar pelo resultado e que nos coloca mais próximos dos nossos objectivos”, referiu Jorge Gonzaga no final.
A Super 1600 continua a proporcionar o espetáculo do costume e assumir-se cada vez mais como a categoria “Rainha” do ralicrosse. E, o paredense João Ribeiro e o “velhinho” Citroen Saxo continuam a passear classe pelas pistas nacionais.
Depois do domínio de José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206 S1600) nas qualificações (venceu três) e do bom arranque para a final, João Ribeiro com uma corrida de trás para a frente voltou a vencer, tal como havia acontecido em Lousada.
O lousadense Joaquim Machado, com um novo visual do seu Peugeot 206 S1600, conseguiu o 2.º lugar da pole position e ainda deu luta nas primeiras voltas, mas acabaria por ser relegado para o último lugar do pódio. “Estreamos em Mação algumas alterações, que se mostraram eficazes. A minha equipa, a Kaxa & Motor, conseguiu uma boa afinação do carro, este esteve competitivo e os resultados apareceram. Face à qualidade da concorrência, esta terceira posição foi um bom resultado”, confessou Joaquim Machado.
O outro piloto lousadense que integra esta categoria, António Sousa, continua a debater-se com problemas no motor do Citroen DS3 S1600 e mais uma vez ficou pelo caminho.
Nas restantes categorias os triunfos foram para Rafael Rocha (Super Iniciação), Santinho Mendes (Super Nacional 2RM), Pedro Matos e Ademar Pereira nos Super Car e na Super Nacional 4WD, respectivamente e António Santos ganhou na Super Buggy.
Um treino de nível mundial para Joca

O lousadense Jorge Gonzaga esteve presente no Mundial de Ralycross que teve lugar na Pista de Montalegre no fim de semana de 28 e 29 de abril, prova de demonstração e de kartcross e promoção da modalidade que espera nos próximos anos ver ser instituída uma competição internacional.
Esta prova não contou para o Campeonato de Portugal, mas representou uma oportunidade ímpar para efectuar um treino em competição perante uma plateia de milhares de espectadores e com pilotos oriundos de outros países, nomeadamente Espanha e Alemanha.
Satisfeito pela sua prestação, Jorge Gonzaga destacou a importância da iniciativa promocional e falou de uma participação memorável: “Esta foi a primeira vez neste circuito com o novo carro e em condições de pista húmida, pelo que o primeiro dia de competição serviu sobretudo para encontrar as afinações ideais e adaptação da condução a novas condições de pista. Ainda assim, terminamos o dia de sábado com a corrida mais rápida, mas com uma penalização de 30 segundos e a descida ao 16.º lugar da geral. Sendo uma corrida meramente promocional, optamos por tentar recuperar o máximo possível simulando situações de corrida adversas e que podemos encontrar no decorrer do campeonato. Conseguimos, em apenas duas corridas, recuperar desde 16.º até ao 3.º posto final e garantir o pódio perante os milhares de espectadores que aguentaram sob temperaturas gélidas e neve. Um resultado fantástico, um evento de nível mundial, e uma presença forte dos nossos patrocinadores permitiram a realização de um fim de semana memorável”.








