Igreja de Santa Maria de Sousela

Igreja de Santa Maria de Sousela

COMPARTILHE
Fig. 1 – Igreja de Sousela e área envolvente por 1950. Registo fotográfico gentilmente cedido por Elisabete Duarte, do álbum da avó “Micas”, de Sousela.

Situada em pleno vale do rio Mezio, a igreja de Sousela é um templo com traços ar­quitetónicos que nos remetem para finais da centúria de Seiscentos. A tradição oral local aponta um outro assento original para a igreja, concretamente para o lugar da Soeira. Não foi encontrado qualquer vestígio que nos permita confirmar esta memória já algo apagada na freguesia. Contudo, é certo que, dentro dos limites da freguesia, já existia no século XIII um templo sob a invocação a Santa Maria, pois a mesma encontra-se noticiada nas inquirições afonsinas de 1258.

Durante o século XX a paisagem envolvente da igreja de Sousela foi alvo de transformações, nomeadamen­te a redefinição do perfil da via que lhe dá acesso e o arroteamento dos campos, bem como a construção do parque de lazer que lhe fica contíguo. O registo fotográfico que acompanha esta notícia, de cerca de 1950, mostra-nos o edifício perfeitamente integrado na paisagem rural, então marcada pela presença de vinhedos e milheirais. Especial ênfase merece a tor­re sineira, considerada uma das mais altas da região, cuja perspetiva captada evidencia de facto a sua ver­dadeira dimensionalidade relativamente ao restante plano construtivo.

Recorde e partilhe as suas fotografias em www.fa­cebook.com/reviverlousada e/ou em reviverlousada@ gmail.com Praça.