Precisa-se

Precisa-se

COMPARTILHE
Manuel Pinho Diretor do Yes Lousada

Estamos a menos de quatro meses das eleições autárquicas. O frenesim normal destas alturas envolve toda a sociedade lousadense. São inúmeros os cenários e são imensos os “profissionais” encartados de forma esporádica na arte de bem politizar.
Analisam-se fotos, a ver quem consta ou não consta, analisam-se os sorrisos, os amuos, as diferenças, as palavras, as redes sociais, tudo serve para politizar.
Do lado da Coligação já se sabe quem são os principais da lista, isto é, se não houver amuos. Do outro lado, tudo indica que serão os mesmos, colocando-se a dúvida no quinto elemento da lista.
“Vai correr bem!”
Foi o que ouvi há dias de um dos lados. Sabendo que do outro lado também acham que está a correr muito bem, chego à conclusão que uma onda de otimismo caiu sobre a sociedade política lousadense e que atingiu todos os lados partidários.
E por que digo isto?
A Coligação em alguns apontamentos já embandeira em arco: “isto já está ganho”. A minha memória recua: onde é que eu já ouvi isto?! O PS Lousada acredita que está muitos pontos à frente, e alguns zuns zuns dão conta da pretensão de recuperar o saudoso quinto elemento, “roubado” em 2009 pela Coligação. Ambiciosa esta leitura e, certamente, muito ou demasiado otimista.
Pela minha experiência, nesta altura, é prematuro tentar antever qualquer um dos cenários. Ainda não se nota a onda de vitória em que a Coligação tanto acredita, como poderá ser difícil ao PS Lousada conseguir uma vitória tão expressiva ou até pode nem vencer.
Tanto otimismo poderá esconder algumas dificuldades. Uma delas é a possível falta de presidentes para a Assembleia Municipal. A Coligação poderá ter perdido a sua primeira opção. Do outro lado, ainda não é certo que Jorge Magalhães continue. Poder-se-á abrir aqui um novo precedente: precisa-se Presidente para a Assembleia Municipal de Lousada. Já sabe. Se julga reunir as condições, apresente-se. Poderá ser o eleito!

Manuel Pinho Diretor do Yes Lousada
Manuel Pinho
Diretor do Yes Lousada