Hospital dos Pequeninos e Medicina na Periferia

Hospital dos Pequeninos e Medicina na Periferia

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Lousada

COMPARTILHE

Na sexta-feira, sábado e domingo a população de Lousada vai ter a oportunidade de realizar rastreios, cuja finalidade principal passa pela deteção de fatores de riscos cardiovasculares.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Lousada em parceria com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS), através dos membros do Curso de Medicina e o Hospital de Santo António.

Hospital dos Pequeninos

HospitalPequeninos

Na sexta-feira, dia 10, os destinatários são os mais novos e, por isso, tem a designação de Hospital dos Pequeninos. A principal finalidade é desmistificar a “bata branca” ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído num meio adaptado ao mundo infantil, bem como fazer, precocemente, educação para a saúde.

O Espaço AJE é o local escolhido para que os mais novos participem neste ambiente “hospitalar”, trazendo um boneco doente (em mau estado) e escolham uma doença, para que possa ser alvo de observação e dos cuidados por parte da equipa de estudantes na presença da criança, que vai ter o papel de pai ou mãe. Foram convidados os Agrupamentos de Escolas públicos e os Estabelecimentos de Ensino Particular para que as crianças com cinco anos tivessem a oportunidade de participar.

O Hospital dos Pequeninos é uma iniciativa inspirada no projeto Teddy Bear Hospital concretizado pela International Federation of Medical Students Association e pela European Medical Students Association.

A sua principal finalidade é desmistificar a “bata branca” ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído num meio adaptado ao mundo infantil, bem como fazer, precocemente, educação para a saúde. Esta atividade fomenta ainda o desenvolvimento das capacidades de comunicação das crianças, melhorando a sua sensibilidade para a realidade da criança doente.

Também para os estudantes de Medicina é importante este contacto com os mais novos.

Rastreios à população sábado e domingo

No sábado e no domingo, dias 11 e 12, o mesmo grupo de estudantes de medicina vão estar junto ao Edifício dos Paços do Concelho onde vão ser realizados rastreios à população, nomeadamente aos residentes na habitação social, utentes dos movimentos seniores.

Assim, no dia 11, sábado, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h00 e no domingo, entre as 9h00 e as 12h30.