Nespereira: Festas em honra de Nossa Senhora das Candeias e de São...

Nespereira: Festas em honra de Nossa Senhora das Candeias e de São Brás

COMPARTILHE
Foto da igreja de Nespereira, c. 1950.

Com uma fundação longínqua, que encontra raízes na Idade Média, a igreja de Nespereira teve desde sempre a sua devoção vinculada ao apóstolo São João Evangelista, cuja festividade se celebra a 27 de dezembro.

Foto da igreja de Nespereira, c. 1950.
Foto da igreja de Nespereira, c. 1950.

Foto da igreja de Nespereira, c. 1950.Por sua vez, encontra-se bem enraizada na memória da comunidade a celebração anual das festas em honra de Nossa Senhora das Candeias e de São Brás, respetivamente nos dias 2 e 3 de fevereiro.
A Memória Paroquial de 1758 é o testemunho mais explícito no que se refere à tradição festiva da freguesia de Nespereira. Se, por um lado, é clara quanto à existência de uma tradição devota ao culto de São Brás em meados do século XVIII, por outro, é totalmente omissa quanto ao culto da devoção a Nossa Senhora da Purificação, ou das Candeias, neste período.
Através de um Livro de Visitações da paróquia conseguimos perceber que as vivências festivas da freguesia em honra de São Brás remontam pelo menos a meados do século XVII. A par deste culto, fazia-se também a veneração a Nossa Senhora do Carmo, cuja festividade terá entrado em desuso com a prática simultânea do culto a Nossa Senhora da Purificação, ou Nossa Senhora das Candeias.

cruxeiro junto á escola - reviver lousada
Cruzeiro junto da escola, c. 1950.

Esta operacionalização terá ocorrido ao longo do século XIX, atendendo a que no, início do século XX, as festas devotas a Nossa Senhora das Candeias e a São Brás estavam tão bem radicadas nas vivências religiosas da população que a imprensa local noticiava-as como as «tradicionais festas a Nossa Senhora da Purificação e a S. Brás». A ritualização desta devoção manteve-se ano após ano, fazendo parte do património identitário desta comunidade. A igreja e os cruzeiros são os elementos patrimoniais que melhor evocam a memória dos costumes religiosos desta freguesia.

cruzeiro nespereira reviver lousada
Cruzeiro junto da capela de São Simão (Casa da Poupa), c. 1950.

Recorde e partilhe em www.facebook.com/reviverlousada e/ou em reviverlousada@gmail.com