Pilotos lousadenses fazem história! (com fotos)

Pilotos lousadenses fazem história! (com fotos)

COMPARTILHE

Realizou-se no fim-de-semana passado no Eurocircuito de Lousada a Taça de Portugal de Ralicross Kartcross. Apesar das condições climatéricas adversas que se fizeram sentir durante praticamente todo o fim-de-semana, centenas de pessoas a visitaram Lousada para a verdadeira festa do rallycross que contou com cerca de 6 dezenas de pilotos inscritos.

Joca Gonzaga estreia-se a vencer

No Kartcross, Jorge Gonzaga (Joca Gonzaga) em ASK 600 viveu um fim-de-semana repleto de boas emoções. Compreendeu as constantes alterações na pista, manteve a concentração e procurou sempre uma condução lhe proporcionasse a maior eficácia em pista. Arrancou para a final da 4ª posição da grelha e completou as 7 voltas sem cometer erros nem exageros, o que lhe valeu a sua primeira subida ao lugar mais alto do pódio, e logo para levantar a Taça de Portugal de Kartcross. Em segundo terminou Fernando Barbosa em ASK EVO16, carro que foi pilotado por Nuno Bastos durante o Campeonato Nacional, e a encerrar o pódio João Matias depois de algumas dificuldades ultrapassadas durante o fim-de-semana.

Dobradinha do Team Neutra!

Nos Super Buggys, prova esta que foi suporte da jornada da taça, Ludgero Santos (Toniauto TT) dominou a verdadeira final assegurando assim que o triunfo não fugia para o companheiro de equipa (Luís Santos) nem para António Estevão.

Santinho Mendes levou o Campeonato e a Taça!

Na Super Iniciação, Santinho Mendes (Peugeot 205) dominou literalmente todo o fim-de-semana da categoria, sem exceção da final, apesar de sempre pressionado pelo Penafidelense Francisco Silva (Citroen Saxo / 2º classificado) e por Rafael Rocha (Peugeot 106/ 3º classificado) que apresentavam um forte andamento.

Sérgio Dias vence a Super Nacional

Na Super Nacional, a bandeira de xadrez foi mostrada em primeira mão ao lousadense Sérgio Dias com o seu novo Citroen Saxo que se estreava a vencer. Em segundo terminava João Oliveira (Peugeot 206) e fechava o pódio José Sousa (Peugeot 306), em destaque esteve também o piloto lousadense, Luís Morais, ao cumprir um ótimo fim de semana de corridas de qualificação apesar de a sorte não ter estado do seu lado na passagem pela Joker Lap na final.

Machado na frente do campeão em título!

Na Super 1600, o piloto da casa Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600) foi o grande vencedor da taça sob a perseguição atenta do campeão em titulo Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600 / 2º classificado ). Joaquim Pacheco encerrava o pódio, pelo caminho ficaram Rui Sirgado e João Ribeiro que não terminavam a prova por desistência. Rogério Sousa mais um dos conterrâneos, que levou a Lousada o Peugeot 207 S1600 que André Sousa estreou em Sever do Vouga não alinhou na final devido a problemas eletrónicos.

Depois de um fim-de-semana de estreias e de muitas emoções, Lousada fecha mais uma vez o Campeonato Nacional de Rallycross e Kartcross com chave de ouro, desta vez com a realização da 1ª edição da Taça de Portugal de ambas as modalidades. De salientar, a forte presença de pilotos da terra que, a cada corrida que passa, mostram que Lousada é a capital da modalidade, deixando de uma vez só quatro nomes gravados na história da FPAK.

A encerrar a época desportiva da modalidade, o Clube Automóvel de Lousada, organiza nos dias 3 e 4 de Dezembro, as 6 Horas de Resistênica de Rallycross “Paulo Sérgio”, pondo assim um ponto final num ano de competição que se revelou cada vez mais competitivo e melhor.

Por: Miguel Matias – Photography MM Team