Pedro Moreira disponível para continuar à frente da Junta de Freguesia

Pedro Moreira disponível para continuar à frente da Junta de Freguesia

COMPARTILHE

Carlos Pedro Teixeira Moreira, está já no seu segundo mandato na Junta de Freguesia de Meinedo. Sendo a freguesia em destaque Meinedo o Yes Lousada entrevistou o atual presidente:

YES: Já no seu segundo mandato, para si qual é a “marca” Pedro Moreira na freguesia de Meinedo?
Pedro Moreira (PM): Tenho procurado exercer o cargo de presidente de junta seguindo dois caminhos: ajudar quem mais precisa e fazer obras úteis para toda a população. Já que lhe quer chamar “marca”, então eu diria que a minha ação e também da equipa que me acompanha na gestão da Junta de Freguesia não tem uma marca mas sim duas, a da solidariedade e a da boa gestão.

YES: Caracterize a sua freguesia.
PM: É uma freguesia com história e com futuro. Terra de gente trabalhadora e solidária.
Meinedo é uma freguesia com qualidade de vida, pois temos um centro de saúde, farmácia, equipamentos desportivos, um bom centro escolar, equipamentos ao dispor dos mais idosos, algum comércio e indústria, que têm aqui criado postos de trabalho.
Estamos situados no coração do Vale do Sousa e temos boas acessibilidades aos grandes centros urbanos, quer através da rede viária, mas principalmente pela linha ferroviária.

YES: Qual é a situação financeira da Junta?
PM: Apesar das dificuldades, temos as contas equilibradas, pois somos rigorosos na gestão financeira da Junta de Freguesia.

YES: Para si quais são as maiores necessidades da freguesia na atualidade?
PM: Precisamos ainda de instalar redes de abastecimento de água e de saneamento em várias ruas da freguesia. Pavimentar e eletrificar algumas ruas. Espero ainda durante os próximos meses que parte destas necessidades fiquem resolvidas.

YES: Que balanço faz destes últimos três anos? Qual ou quais as obras que marcaram neste período?

PM: Entendo que o balanço é extremamente positivo. A conclusão das obras do Centro Escolar de Meinedo, o regresso da farmácia a Meinedo, aquisição de um mini autocarro para o transporte escolar e para apoio às associações, a construção de passeios na rua da escola, termos finalmente conseguido alargar a rua da Sanguinha, pavimentação das ruas do Mocho, rua dos Outeirinhos, travessa de Ronfe, rua Alto das Agras, travessa das Agras, parte da rua de Vila Pouca em Espindo, ladeira do Alto das Agras, rua das Lavradeiras do Vale do Sousa (incluindo pavimentação do largo da sede do Rancho), rua do Bairral (incluindo construção de muros), caminho da Bouça das Cales, largo de Mexide, rua fontanário de Ronfe (incluindo construção de muros) são provavelmente algumas das muitas obras e iniciativas que mais marcaram estes últimos três anos.

YES: Está a um ano do final do seu mandato. O que falta ainda fazer para dinamizar mais a freguesia?
PM: A freguesia precisa de ter mais empresas que criem postos de trabalho. E estamos a trabalhar para que tal venha a ser uma realidade. Nos próximos meses teremos boas novidades.
Queremos naturalmente dinamizar a freguesia noutras áreas, por exemplo no lazer, e para isso já no próximo sábado vamos lançar a primeira pedra para a construção do Areinho de Meinedo numa área de terreno com aproximadamente doze mil metros quadrados, junto ao rio Sousa.

YES: Caracterize o mandato destacando as seguintes áreas: Educação; Ação Social; Emprego; Saúde; Desporto; Desenvolvimento Económico e Cultura?
PM: Na área da educação, estamos na primeira linha no apoio às escolas e aos alunos, disponibilizando transporte escolar, realizamos anualmente visita de estudo a todos os alunos que concluem o quarto ano, apoiamos financeiramente as comemorações do Dia Mundial da Criança, fazendo obras de manutenção na escola e apoiando também financeiramente outras atividades escolares.
Na ação social, procuramos ajudar quem nos solicita ajuda. Temos habitações sociais, onde recentemente executamos obras para alojar famílias mais carenciadas. Realizamos o passeio anual para os mais idosos.
Na área do emprego e do desenvolvimento económico, temos ajudado e incentivado alguns empresários a instalarem-se em Meinedo.
Na saúde, apesar de não termos qualquer competência nesta área, lutamos e conseguimos trazer uma farmácia para Meinedo e temos diariamente lutado para que o Centro de Saúde de Meinedo não feche, pois, como sabemos, há ainda dentro da ARS Norte quem defenda o encerramento do Centro de Saúde. Há responsáveis no setor da saúde em Lousada e no Porto que tudo têm feito para desviar os utentes de Meinedo para o Centro de Saúde de Caíde de Rei e para as Unidades de Saúde Familiar de Lousada. Nós estamos atentos e sempre disponíveis para lutar pelo bem-estar da população de Meinedo.
Na cultura, temos apoiado as instituições da freguesia que mais se dedicam às atividades culturais, nomeadamente o Teatro Experimental Magnetense e o Rancho Folclórico as Lavradeiras do Vale do Sousa.

YES: Caracterize a freguesia a nível associativo. De que forma a Junta de Freguesia apoia as associações?
PM: A freguesia tem um forte dinamismo associativo, principalmente na área do desporto. Dentro das nossas disponibilidades, temos apoiado as coletividades, nomeadamente atribuindo-lhes subsídios, disponibilizando-lhes recursos humanos e materiais para a realização de obras nas suas instalações, bem como transporte para as atividades e cedendo-lhes gratuitamente o pavilhão desportivo e o Parque de Lazer Domingos Ferreira.

YES: Qual a sua opinião sobre o que aconteceu com a Juventude Desportiva de Meinedo?
PM: Enquanto Presidente da Junta, não devo pronunciar-me sobre outras instituições da freguesia.

YES: Meinedo é uma das maiores freguesias do concelho. Considera que os apoios são proporcionais à dimensão da área geográfica?
PM: Enquanto estiver neste lugar, procurarei sempre reivindicar para Meinedo mais meios financeiros, mais obras e mais equipamentos, com o objetivo principal de melhorar a vida dos meinedenses.

E a minha luta tem sido muito difícil porque muitas vezes não temos da Câmara Municipal de Lousada o apoio que entendemos ser merecedores.
Ainda agora estou a lutar para que a rua de Santana seja pavimentada a alcatrão, contra a vontade do Presidente da Câmara, que quer manter a rua em paralelos. Não desisto e tudo farei para que a estrada seja repavimentada a alcatrão.
A minha luta e de muitos outros colegas Presidentes de Junta do Concelho não está facilitada porque a Câmara Municipal está mais interessada em fazer obras na Vila de Lousada do que nas freguesias.

YES: Como gostava que os seus eleitores de Meinedo avaliassem o seu mandato?
PM: De forma justa, tendo em atenção os poucos recursos financeiros de que dispomos e escasso apoio da Câmara Municipal de Lousada.

YES: Está disponível para assumir a candidatura nas próximas eleições?
PM: Estou sempre disponível para servir Meinedo. Sobre uma possível recandidatura, nos próximos meses tomaremos uma decisão.