Jornadas “Nutrição no Desporto” encheram Biblioteca (com fotos)

Jornadas “Nutrição no Desporto” encheram Biblioteca (com fotos)

COMPARTILHE

Nota Informativa da Câmara Municipal de Losuada

A Câmara Municipal de Lousada foi parceira no evento “Nutrição no Desporto”, que decorreu na Biblioteca Municipal, no dia 15 de julho, no âmbito do projeto europeu “Move Up – to be healthy and happy”.
O Vereador da Educação e do Desporto, António Augusto Silva, começou por evidenciar que “as áreas em debate estão interligadas e, nesse sentido, a autarquia promove esta iniciativa relativa ao desporto e nutrição”.
O concelho tem tido um grande desenvolvimento no que se refere à área desportiva, quer seja através de iniciativas que promovam uma alimentação saudável para desportistas e população em geral, assim como a promoção de estilos de vida mais ativos. Por isso faz sentido que seja dada relevância ao modo como os desportistas fazem a sua alimentação, sem nunca descurar dos mais novos têm sido alvo de diversas ações.
A par destas iniciativas a autarquia tem criado infraestruturas que permitem a diversificação e massificação da desportiva por todo o concelho.
A sessão de abertura contou ainda com a presença do Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Hugo Lopes, bem como a Associação de Hóquei de Lousada, parceira do desta atividade, representada por Vítor Valinhas, Presidente da Direção.


As Jornadas foram idealizadas duas estudantes finalistas da licenciatura em Ciências da Nutrição – Carla Mota e Maria Neto – com o apoio do clube e da autarquia.
Na introdução a esta temática e a este projeto as finalistas começaram por referir que “sendo Lousada o concelho mais jovem de Portugal continental e acompanhando esta característica demográfica, o desenvolvimento desta vila em termos desportivos é igualmente evoluído. Alia-se ainda o facto de Lousada apresentar boas infraestruturas desportivas e um grande número de praticantes de várias modalidades”.
A nutrição aliada ao desporto é de extrema importância, na medida em que “deve existir um ajustamento da alimentação às necessidades básicas de cada pessoa e saber adequá-la a cada tipo de situação – neste caso, à prática de desporto”.
Ainda na opinião da Carla Mota e Maria Neto surgiu a ideia de realizar as Jornadas de Nutrição no Desporto com “o objetivo primordial de fomentar hábitos alimentares saudáveis e adequados junto dos jovens lousadenses, elucidando que estas boas práticas levam a uma boa performance na prática de exercício físico”.
Ambas agradeceram a colaboração da Câmara Municipal que permitiu a realização desta iniciativa, bem como a todos os parceiros que se associaram.
“Houve um elevado número de pessoas que marcaram presença realçando o interesse que esta área desperta. Esperemos que esta iniciativa seja apenas uma porta para promover a união de dois caminhos que deverão sempre andar lado a lado: a Nutrição e o Desporto” – remataram as organizadoras das jornadas.

Especialistas falam sobre alimentação e desporto

As Jornadas foram divididas em dois temas centrais: “A alimentação no desportista”, em que foram palestrantes Sérgio Teixeira, que abordou “a importância da alimentação no desportista? o que comer antes, durante e depois?” e António Mendes com “Mitos da alimentação no desporto”.
O tema “Alimentação e a performance desportiva” contou com a participação de Rui Hernâni Gomes com a questão “Qual o impacto da alimentação na performance desportiva?”. A última intervenção esteve a cargo de Ivo Ferreira com “Suplementação: que tipos de suplementação existem?”.