Desmistificar a “bata branca”

Desmistificar a “bata branca”

COMPARTILHE

Hospital dos Pequeninos na sexta-feira

O Município de Lousada em parceria com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS), através dos seus membros do Curso de Medicina e o Hospital de Santo António, vai levar a cabo uma atividade intitulada o Hospital dos Pequeninos.

O Hospital dos Pequeninos é uma iniciativa inspirada no projeto Teddy Bear Hospital concretizado pela International Federation of Medical Students Association (IFMSA) e pela European Medical Students Association (EMSA).

A principal finalidade é desmistificar a “bata branca” ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído num meio adaptado ao mundo infantil, bem como fazer, precocemente, educação para a saúde.

Desta forma, cada uma das crianças que visitem o Hospital dos Pequeninos trazem um boneco/urso de peluche doente (em mau estado) e escolhem uma doença, para que possa ser alvo de observação e dos cuidados por parte da equipa de estudantes na presença da criança, que será o pai/mãe.

Para o grupo de estudantes de Medicina, tanto a organização deste projeto como a participação ativa junto das crianças constituem momentos de enriquecimento pessoal e profissional. Esta atividade fomenta ainda o desenvolvimento das capacidades de comunicação das crianças, melhorando a sua sensibilidade para a realidade da criança doente.

A iniciativa Hospital dos Pequeninos, que vai realizar-se pelo segundo ano, vai decorrer no Espaço AJE, na próxima sexta-feira, dia 13 de maio, entre as 9h30 e as 16h00 tendo sido convidados os agrupamentos de escolas públicos e os estabelecimentos de ensino particular, que selecionaram previamente as crianças.