COMPARTILHE

Sexta-feira, 6 de maio, na Biblioteca e EB 2,3 do concelho

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Lousada, em parceria com a Câmara Municipal de Lousada, assinalam o centenário da participação de Portugal na I Guerra Mundial. Nesse seguimento vai realizar-se uma conferência dedicada a esta temática, pelo Coronel David Martelo, no dia 6, sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal.

Com a realização deste evento pretende-se sensibilizar o público escolar para os impactos causados por este acontecimento marcante da História contemporânea de Portugal e do mundo.

Simultaneamente vai realizar-se uma recriação histórica evocativa desta temática que consistirá numa exposição de diversos utensílios, retratando o ambiente de uma enfermaria do Corpo Expedicionário Português. As sessões de recriação, com a duração de 45 minutos, vão ser realizadas por duas personagens.

Esta exposição pedagógica, inserida no âmbito do Projeto Evocação Histórica da Grande Guerra, é desenvolvida pelo Passado Vivo, por ocasião do centenário da I Guerra Mundial (1914-1918).

As sessões temáticas com recriadores abordam temas como o Corpo Expedicionário Português (CEP), o aspeto físico e psicológico do soldado, mochila e o equipamento de combate do soldado, a medicina de campanha, a apresentação e demonstração de vários objetos relacionados com a temática e o contexto civil da época.

Para além da sessão que vai realizar-se na Biblioteca Municipal, a partir das 15h30, com o Coronel David Martelo, vão decorrer também sessões na EB 2,3 Dr. Mário Fonseca, na EB 2,3 de Nevogilde na EB 2,3 de Caíde de Rei destinadas ao público-escolar.